Falamos muito aqui no blog sobre os primeiros passos para começar seu primeiro negócio, dicas de estruturação entre outros. Porém, outro ponto muito importante para quem quer empreender, é ficar antenado nas novidades do mercado, seja ele relevante ou não para seu negócio. Por isso, separamos algumas dicas e tendências para 2018 do mercado de alimentação.
Ao analisarmos o consumidor de 2018 percebemos duas novas preocupações: a própria saúde e o meio ambiente. A escolha por alimentos e bebidas mais saudáveis já é uma realizadade na hora de comprar, portanto os produtos devem oferecer a esse público opções que atendam necessidades nutricionais, físicas e emocionais.
De acordo com a Innova Market Insights, os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação saudável e tem selecionado os melhores produtos para o seu corpo. Esse comportamento está levando a produção de alimentos e bebidas mais saudáveis, além de embalagens que transpareçam um cuidado maior com o meio ambiente e com a saúde do consumidor.
1- Saúde, consciência e bem-estar
Os consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer a fundo o que estão consumindo. Uma pesquisa realizada nos EUA, Reino Unido e Alemanha, aponta que 1 em cada 2 consumidores lê o rótulo de ingredientes e valores nutricionais antes de adquirir um alimento.
Outra tendência, para o mercado de alimentação, é um aumento pela procura de alimentos e bebidas mais leves com relação à níveis alcóolicos, açúcares, sabores, texturas e até mesmo menores porções. Mas estes fatores não podem afetar sabores já conhecidos pelo consumidor e a alta qualidade dos produtos já fidelizados por eles.
Além disso, os consumidores também estão fazendo escolhas mais éticas em relação a embalagens e marcas que são mais preocupadas com o meio ambiente. Questões como reciclagem e diminuição de desperdícios, estão no foco desses clientes mais consciêntes que esperam que as empresas também levem em consideração estes fatores no momento de produzir seus alimentos.
2- Os Millenials e a Geração Z
O café sempre foi visto como uma bebida que ajuda a dar energia nos dias mais corridos e estressantes. Porém gerações mais novas estão de olho também nos benefícios dos chás. Com sabores e experiências atribuídas ao café, mas com as características mais saudáveis, o chá tem conquistado os novos consumidores. Assim, chá e café continuam sendo tendências para 2018, indo além das cafeterias e tendo seus sabores usados em chocolates, barras de proteína, biscoitos, iogurtes, geleias e muito mais.
Dica: Use muitas cores. Alimentos prontos para serem fotografados e postados no Instagram são uma exigência dos Millenials. Por isso abuse das cores mais vibrantes, mas sempre considerando as cores que comunicam uma imagem de produto saudável.
3- Embalagens
Embalagens que valorizam a ética, o bem-estar animal e humano e que sejam ecologicamente corretas são tendências fortíssimas para 2018. Embalagens que permitam os consumidores escanear códigos de barras ou “QR codes” para obter informações mais completas serão muito bem-vindas. Integrar o produto, a embalagem e o consumidor com a ajuda da tecnologia será uma tendência para ficar, não só no setor de alimentos.
Dica: As embalagens devem adaptar-se a essa nova tendência. Porções menores, individualizadas, em embalagens na medida certa. Embalagens com porções de consumo único serão bastante utilizadas para alimentos considerados não saudáveis, ajudando no controle de ingestão de calorias.
4- A pressa não deve ser inimiga de uma vida saudável
A vida corrida tem feito as pessoas gastarem cada vez menos tempo com refeições, por isso procuram soluções rápidas e saudáveis, como frutas prontas para beliscar. Oferecer um cardápio saudável com variedade de legumes frescos, saladas de folhas e salada de frutas, é uma boa opção para um novo tipo de delivery, principalmente para quem tem um horário de almoço apertado, mas não abre mão da saúde.
Dica: Ofereça pequenas porções de legumes cozidos e frescos, entre outros alimentos previamente embalados para pronta entrega.
5- Novidades no mercado
Alguns vegetais vindos do mar com muitos nutrientes, como spirulina e kelp, estão saindo do setor de suplementos e chegando aos setores de alimentos e bebidas, trazendo novos sabores e novos nutrientes para os estilos de vida atuais.
E para quem tem a vida cheia de atividades e já não tem mais ânimo no fim do dia, a spirulina é um superalimento natural muito eficaz. É considerado “super” porque tem mais de 50 nutrientes na sua composição. Entre esses nutrientes o mineral ferro se destaca pois não existe no mundo outro alimento que apresente concentração tão elevada desse composto do que na Spirulina. Para quem busca eliminar o cansaço diário é muito importante saber: a falta de energia pode estar relacionada a uma deficiência de ferro no corpo.
Esperamos que você fique inspirado com estas tendências. Mas, tenha em mente que a simplicidade e a autenticidade irão dar significado ao seu produto e a sua marca. Lembre-se que tendências vem e vão, e às vezes, retornam após muitos anos. Porém, só farão sentido quando os valores da sua marca criarem uma conexão com o seu consumidor.