Blog de Embalagens e Descartáveis Blog de Embalagens e Descartáveis
Artigos

Porque começar sua estratégia de delivery de comida hoje

É quase impossível você encontrar alguém que nunca utilizou os serviços de delivery de comida. Essa prática, que já é antiga, vem se reinventando, adotando novas formas de proporcionar um serviço mais eficiente e rápido para os consumidores, através da tecnologia dos aplicativos para smartphones.

Hoje, mais da metade dos restaurantes e lanchonetes, atendidos pelo SEBRAE, oferecem esse tipo de serviço aos empreendedores. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), houve um faturamento de quase R$ 10 bilhões só em 2015. Paulo Solmucci Junior, presidente executivo da ABRASEL, acredita que em 2017 esse número cresça ainda mais.

Aqui no Brasil um dos principais aplicativos de delivery em termos de alcance e uso é o iFood. Segundo dados da empresa, a quantidade de restaurantes cadastrados na plataforma subiu de 11 mil para 20 mil estabelecimentos em apenas 18 meses. E tem mais: últimas informações revelaram que o app está presente em mais de 90 cidades brasileiras, recebendo mais de 150 mil visitas diárias.

 As vantagens dos apps de delivery de comida

A comodidade e a praticidade estão diretamente ligadas a popularização desses aplicativos para delivery de comida. Hoje, existem no mercado inúmeros aplicativos com o mesmo objetivo. Pesquisa realizada pelo iFood, uma das empresas líderes no segmento, mostra que 56% das pessoas que utilizam o aplicativo, pedem pelo menos uma vez na semana.

Além da praticidade e comodidade, o aplicativo também oferece:

  1. acesso rápido ao cardápio do estabelecimento;
  2. informações como fotos, valores e ingredientes;
  3. Possibilidade de conhecer outros estabelecimentos;
  4. Alternativas para pagamento.

O sucesso é tanto que até a empresa de transporte Uber, já tem sua versão de delivery de comida: o UberEats. Funcionando apenas nas grandes capitais, o UberEats, hoje, atende os melhores restaurantes e lanchonetes das cidades, entregando comida de qualidade.

Mas vale a pena?

A resposta para essa pergunta é simples: depende do seu negócio. Uma das desvantagens são as inúmeras taxas cobradas. Para fazer parte do catálogo de restaurantes de, pelo menos, um dos aplicativos é necessário pagar uma taxa de até 15% em cada venda realizada e, de bônus, uma mensalidade para utilizar o serviço. As taxas de mensalidade podem variar de acordo com o plano contratado, porém quanto maior for o vínculo entre restaurante e aplicativo, maior será sua posição dentro do app.

Por outro lado, fazer parte de algum aplicativo para delivery pode tornar seu estabelecimento mais visível, gerando um fortalecimento da marca muito maior, e diminuindo seus gastos com marketing. É importante, antes de contratar qualquer tipo de serviço, traçar metas e objetivos da marca e depois analisar se o perfil do seu estabelecimento se encaixa na estratégia dos aplicativos.

Uma forma de driblar as inúmeras taxas cobradas, é a de desenvolver seu próprio aplicativo. Segundo Fabiano Belmonte, CEO da Megaleios, empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos, houve um crescimento no número de empresas procurando esse tipo de serviço.

Em qualquer uma das opções lembre-se de não deixar de lado a estratégia de delivery. Caso tenha interesse, baixe gratuitamente nosso Guia Prático de como começar seu serviço de delivery. Nele você aprenderá dicas simples e práticas para começar a inserir essa estratégia em seu negócio.

Related posts

5 dicas de como atrair mais clientes para seu restaurante ou bar

Hudson Ferreira
7 anos ago

As vantagens de utilizar embalagens personalizadas

Hudson Ferreira
6 anos ago

4 soluções práticas para seu restaurante continuar ativo na crise

Hudson Ferreira
5 anos ago