Blog de Embalagens e Descartáveis Blog de Embalagens e Descartáveis
Artigos, Entrevistas

Aprenda a vender doces pela internet e aumente seu faturamento!

Aprenda como vender doces pela internet e aumente seu faturamento. A loja física não precisa ser a primeira opção para quem não tem capital para investir.


A internet pode oferecer diversos mecanismos de vendas fantásticos, além de ser um lugar para fazer novos clientes. Mas nem todo mundo sabe como usar essas ferramentas para oferecer seus produtos e ganhar dinheiro.

Hoje em dia, com o mercado da alimentação em alta, muitas pessoas aprenderam a fazer doces maravilhosos, cupcakes e bolos incríveis, porém não tem um capital inicial para abir o próprio negócio e nem sabem como oferecer seus produtos através da internet.

No post de hoje trouxemos algumas dicas para quem deseja fazer das redes sociais a sua própria vitrine virtual!

Para explicar melhor sobre o processo de vendas pelas redes sociais, nós conversamos com a Paula Maria, que desde 2014 atua na área de alimentação vegana em Bauru (SP), e vende seus produtos exclusivamente pelas redes sociais. “Escolhi a alimentação vegana, por fazer parte da minha vida. Pensei também em abranger um público que tem alguma alergia ou restrição alimentar. Foi quando percebi a necessidade que Bauru tinha em atender esse tipo de público”, conta.

Paula começou vendendo para amigos do trabalho e em algumas casas de show da cidade. Seus cupcakes eram decorados com o logotipo de várias bandas. Foi quando ela começou a publicar seu trabalho na internet. “Depois de um tempo, comecei a chegar nos lugares e as pessoas passaram a me reconhecer como ‘a menina do Cupcake das bandas’, isso aconteceu por toda região, inclusive São Paulo”.

Foi quando surgiu a Respect Life. Com uma marca pronta, Paula criou uma página através do Facebook e um perfil pessoal de mesmo nome. “As vendas sempre aconteceram pelo facebook e depois quando surgiu o Instagram começaram por lá também. Eram dois posts por dia: um com informações sobre veganismo e alergias e o outro com a imagem de algum produto meu”.

O Facebook e o Instagram são excelentes ferramentas para a divulgação de produtos. A dica é tirar boas fotos (ou pedir para alguém que saiba fazer isso), descrever os detalhes e os principais ingredientes dos doces. Depois é só convidar os amigos, conhecidos e familiares para curtirem sua página.

Dica: sempre peça para que os clientes tirem fotos ou descrevam o que acharam do produto. Essa é uma forma de transmitir segurança e ainda posicionar a marca.

Hoje, além do Instagram e do Facebook, a divulgação acontece também via WhatsApp. Ela envia mensagens com fotos de seus produtos em grupos e sempre divulga suas promoções para todos os seus contatos.

Procuro anunciar os produtos sempre com uma boa foto, acompanhada de um textinho informando as maneiras de se fazer a encomenda. Algumas das publicações eu também conto com o patrocínio do facebook, que é uma maneira barata e eficaz do produto chegar em mais pessoas.

Para nossa entrevistada, a internet é um dos meios mais eficazes para a venda e divulgação de um determinado produto, e que se feito da maneira correta, você consegue atingir o público que tem o interesse naquilo que você vende. “Hoje mesmo, tenho clientes no estado de SP, MG e RJ. Contamos com a ajuda de alguns parceiros para a venda dos produtos, mas quando não tem enviamos por Sedex algumas das opções”.

Lembre-se a internet é um ótimo meio de divulgação, mas se feito da maneira certa. Do mesmo jeito que pode te levar lá no alto, pode te derrubar também. O mais importante é ter um trabalho feito com amor e transparência. Sempre que você procura entender os seus clientes as reclamações não existirão”.

Paula também conta que nunca teve a pretensão de ter um espaço físico. Mas que algumas mudanças, às vezes são necessárias. “Hoje temos uma cozinha linda, toda equipada para fazer vários doces e atender muitas pessoas, com um preço legal. Hoje em dia, apesar de não ser um sonho, vejo que o empreendimento cresce e com ele algumas mudanças são necessárias. Então, estudo a possibilidade de ter um lugar físico, para que possamos conseguir atender além do público da internet o público que prefere a compra a pronta entrega.”

Se você quer vender doces pela internet de uma maneira ainda mais profissional, vale muito a pena investir também em uma loja on-line. O processo é rápido e existem diversos sites e plataformas que dão descontos especiais. Pesquise qual a mais confiável e que se enquadre em seu orçamento antes de contratar o serviço.

Vender doces pela internet é uma maneira prática de ter uma renda extra ou até mesmo de criar um negócio no qual você é o chefe. Com dedicação e esforço, com certeza você conseguirá posicionar a sua marca, conquistar cada vez mais clientes e faturar cada vez mais!

Related posts

Dicas rápidas para começar a vender doces caseiros

Hudson Ferreira
8 anos ago

Você sabe quais são as tendências do mercado de alimentação deste ano?

Bruna Novelli
8 anos ago

Qual melhor embalagem para acondicionar alimentos?

Hudson Ferreira
7 anos ago