O registro de pequenos empresários tem crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente no interior paulista. Para você que procura ser dono do seu próprio negócio preparamos este guia prático e necessário de como abrir sua empresa em Bauru.
Bauru, cidade localizada no centro-oeste do estado de São Paulo, com uma média de 370 mil habitantes (segundo dados mais recentes do IBGE), inúmeros corredores comerciais e com potencial para receber os mais diversos tipos de negócio. Em 2017, foi eleita a 38º melhor cidade para se viver em nível nacional*.
Não à toa! Além de todas as qualidades citadas anteriormente, a cidade também abriga um grande polo educacional com mais de 6 instituições educacionais, recebendo milhares de estudantes de diversas cidades em torno.
Todas essas qualidades fazem de Bauru uma cidade com grande potencial para começar o próprio negócio, seja ele individual, pequeno ou de médio porte. Hoje, o cenário econômico do município tem bastante representatividade financeira, principalmente dos microempresários individuais.
Se por um lado temos uma diminuição das micro e pequenas empresas, por outro, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 228% em cinco anos. Os dados, levantados pelo SEBRAE-SP, apontaram ainda que esse crescimento (2012-2017) formalizou, só em Bauru, mais de 21 mil MEIs. Entre eles estão os profissionais de cabelo e estética, seguido pelo segmento da construção civil.
Esses dados comprovam que o sonho de começar um próprio negócio é grande e, em alguns casos, necessária. Segundo Fabiano Nagamatsu, consultor de negócios do SEBRAE-SP, as MEIs são a porta de entrada para o mundo dos negócios e as vantagens vão desde conseguir um crédito em banco com condições exclusivas, até coberturas como INSS, salário-maternidade e, é claro, ter seu próprio negócio.
Para você que sempre teve o sonho de ser dono do seu próprio negócio, organizamos alguns pontos necessários e importantes para te auxiliar nesse processo.
Planejamento é a chave para que seu negócio dê certo na cidade
O primeiro passo para começar a empreender na cidade é o planejamento. Conheça o mercado que você quer atuar, liste seus possíveis concorrentes diretos e indiretos e não desanime caso o mercado pareça competitivo. Isso pode ser um sinal de que seu negócio também pode dar certo no segmento.
Empreender não é uma tarefa fácil e nem simples de se estruturar, por isso identifique todos os seus possíveis clientes, fornecedores e não esqueça de sempre ficar antenado em todas as tendências do seu segmento. Neste post, listamos as principais oportunidades de negócio para o mercado de alimentos. E lembre-se: um negócio sempre é desenvolvido a partir da perspectiva do cliente.
Defina seu segmento de atividade
Após listar todos os itens do tópico anterior, defina qual será o seu segmento de atividade, ou seja, sua empresa será um comércio varejista ou uma prestadora de serviços que produz produtos a título de mão de obra física/intelectual? Geralmente as MEIs se encaixam na segunda opção, onde utilizam da própria mão de obra para produzir seus produtos.
Os microempreendedores individuais (MEIs) são considerados um dos tipos de natureza jurídica, onde uma única pessoa constitui a empresa, exerce atividade econômica em nome próprio e que fature até R$ 60.000,00 ao ano. As outras modalidades são:
- Empresário Individual: Essa modalidade abrange todo o profissional que exerce atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços. Vale lembrar que o empresário, nesta modalidade, pode ter funcionários e abrir filiais em outros estados.
- Sociedade
- Empresária: É quando duas ou mais pessoas exercem juntas atividade própria de empresário.
- Simples: Quando duas ou mais pessoas exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ex: contadores, advogados, entre outros.
Quais documentos são necessários?
Os documentos variam um pouco de acordo com cada natureza jurídica. Para os microempreendedores individuais, são necessários:
- CPF
- Data de nascimento
- Título eleitoral
- Última declaração de Imposto de Renda Física – DIRPF
Para as micro e pequenas empresas, com sócios, os documentos são:
- Cópias do comprovante de residência de cada sócio
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF
- 1 Cópia da folha do IRPF.
Método de como abrir empresa em Bauru
O empreendedor precisa ficar atento quanto as legislações vigentes na cidade da abertura do negócio. Por isso, antes de registrar seu CNPJ acesse o portal da sua cidade e leia todas as regulamentações necessárias para o registro.
Para começar seu negócio na cidade de Bauru, a orientação é comparecer a Sala do Empreendedor ou na Secretaria de Planejamento, localizada no Poupatempo, para descobrir se o local desejado está em conformidade com a Lei de zoneamento local (veja horário de funcionamento ao final do post). Lembrando que isso vale tanto para as MEIs quanto para as micro e pequenas empresas.
Locais em alta na cidade
Hoje, o município conta com inúmeros novos corredores comerciais com grande potencial para receber seu negócio. Como forma de completar este conteúdo de como começar a estruturar sua empresa na cidade, separamos alguns locais que estão em alta na cidade.
- Avenida Jorge Zaiden (Antiga Av. Água Comprida).

Localizada próximo ao condomínio Camélias, a avenida que foi inaugurada nos últimos anos, está próxima de receber um grande empreendimento residencial com suporte para locação e venda de pontos comerciais. A infraestrutura comercial conta com acesso às principais avenidas da cidade como Nações Unidas e Duque de Caxias, ao lado de shoppings, hipermercados, conveniências e muito mais.
O local também é considerado uma alternativa para a prática de atividades físicas, como corrida e caminhada, por ter uma grande extensão de calçada. Aos domingos, a pista, que da ligação a Avenida Duque de Caxias, fica interditada durante a manhã para a prática de exercícios. No local já existem alguns comerciantes ambulantes.
- Avenida Castelo Branco
Uma das avenidas mais movimentadas de Bauru, com grande potencial para receber novos estabelecimentos e comércios específicos, como restaurantes. Além de ser uma via de grande tráfego, a avenida está ligada a diversos bairros e outras ruas importantes da cidade.
Extra: Ferramenta para te auxiliar a estruturar seu negócio
Com a popularização da internet acabamos deixamos de lado o tradicional rascunho feito a mão. A importância desse tipo de tarefa é necessária para tirar insights relevantes na hora de estruturar seu modelo de negócio. Uma ferramenta que muitos ainda não conhecem é o famoso Business Model Canvas, ou “Canvas”.
Em forma de tabela, o Canvas estrutura visualmente todos os pontos necessários para um negócio de sucesso. São eles:
- Segmento de mercado: quem são seus clientes mais importantes e como, e pra quem, seu negócio vai gerar valor?
- Canais de venda: Quais os canais de venda que serão utilizados, com qual frequência e quais atingem mais clientes?
- Relacionamento com clientes: Que tipo de relação esperam os diferentes segmentos do mercado?
- Proposta de Valor: Qual problema do nosso cliente ajudamos a solucionar? Que necessidade dos clientes satisfazemos?
- Os recursos chave do negócio: Que recursos chave requerem nossas propostas de valor?
- As atividades chave: Quais atividades chave requerem nossas propostas de valor?
- Os parceiros chave: Quem são os parceiros chave do negócio?
- As fontes de renda: Nesta etapa é importante listar o por qual valor os seus potenciais clientes estão dispostos a pagar?
- E as estruturas dos gastos: Quais são os maiores gastos com esse modelo de negócio?
A orientação é começar o preenchimento do modelo canvas da direita para a esquerda, ou seja, o ponto inicial é a segmentação do mercado. Para baixar a tabela, clique aqui.
Conclusão
Com essas informações fica mais fácil nortear o início da estruturação do seu modelo de negócio. Lembre-se sempre de pensar na perspectiva do seu futuro cliente, ir atrás das principais tendências de mercado e, sempre que for necessário, utilizar o modelo canvas de negócio.