Delivery de Alimentos: 3 dicas essenciais

Quando o assunto é delivery de alimentos, é muito importante estabelecer padrões e regras para que o serviço funcione corretamente, sem surpresas. Para isso, é imprescindível analisar alguns pontos como escolha das tecnologias, estudo do público-alvo e a padronização das embalagens.

Entendemos que essa não é uma tarefa fácil, e muito menos simples, de ser executada. Por isso, separamos 3 principais dicas para estruturar sua estratégia. É importante contar com ajuda de seus colaboradores, anotar todas as informações necessárias para que, futuramente, possam ser utilizadas em outros projetos.

Estabeleça padrões

É muito comum estabelecimentos no segmento de alimentação definirem padrões de embalagens para envio e/ou até mesmo consumo dentro do restaurante. Dessa forma, seus produtos se adequam as embalagens já existentes no mercado, gerando uma economia de tempo e dinheiro maior para o gestor.

Existe uma variedade enorme de embalagens para diferentes tipos de produtos. Por isso, não se preocupe em pensar que seu prato não se adequará em nenhuma embalagem que encontrar. Neste post, listamos as principais embalagens que existem no mercado, com suas especificações e funcionalidades.

Uma dica importante na hora de estabelecer esses padrões de uso das embalagens, é ficar atento à quantidade de porção que será enviada para o delivery e, se o fechamento dela é resistente.

Faça parcerias com seu fornecedor

Embalagens são volumosas! Se o seu espaço de estoque é limitado, procure parcerias com seu fornecedor de embalagens. Isto é, estabeleça periodicidade de compra e entrega, procure sempre realizar um levantamento de estoque, seja semanalmente ou mensalmente e, por fim, comunique seu fornecedor, assim você poupa seu espaço físico local e prioriza em outros produtos, como por exemplo alimentos perecíveis.

Use a tecnologia a seu favor

Com a popularização dos apps de delivery de comida, é muito fácil e rápido de fazer parte de pelo menos algum deles. Hoje, existem inúmeros exemplos de apps, como iFood, Uber Eats, Spoonrocket, entre outros.

Cada um deles trabalha de forma diferente, porém a mecânica é a mesma. Neste caso, estude seu público-alvo e analise, através de questionários quantitativos, quais são mais utilizados e quais apresentam as menores taxas de adesão e manutenção. Neste post você confere algumas características e funcionalidade dos principais apps de entrega de comida.

Se trabalha com um orçamento limitado, a alternativa é a utilização do whatsapp como forma de canal de atendimento para o delivery, ou até mesmo utilizar o tradicional pedido feito por telefone.

Escolha a opção que mais encaixa com seu negócio e, através dele, fidelize seu cliente, oferecendo promoções, descontos e novidades. Desta forma você cria um relacionamento mais ativo.

Trabalhe a divulgação

“Quem não é visto, não é lembrado”. Já ouviu essa frase em algum lugar? Ela retrata muito bem este tópico de divulgação. Nesta etapa, crie estratégias de como anunciar esse novo serviço que seu restaurante ou lanchonete estará oferecendo.

As mídias sociais (como Facebook e Instagram), são ótimos meios de comunicação para levar sua informação à um publico segmentado e interessado pelo seu negócio. Você pode pensar em estratégias como promoções e descontos para gerar mais engajamento e reconhecimento com a sua empresa.

Comece criando um Instagram para sua empresa, siga seus potenciais clientes, faça posts regularmente e, caso necessário crie cupons de desconto ou entrega grátis.

Conclusão

O importante em qualquer estratégia é a realização de um planejamento que seja viável para o negócio. Estabelecer padrões e analisar o público do seu restaurante/bar/lanchonete é  necessário para começar esse plano. E, é claro, estabelecer um atendimento ao cliente claro, preciso e rápido.